Quando se fala sobre os maiores empresários de artistas do mundo, o nome de Scooter Braun é sempre um dos primeiros que surgem.

Hoje com 36 anos de idade, o americano já gerenciou as carreiras de artistas com alcance mundial como David Guetta, Justin Bieber, Usher, The Black Eyed Peas, Martin Garrix, Steve Angello e muitos outros.

A quantidade artistas de tão diferentes que ele já trabalhou mostra como o conhecimento de music business pode ser aplicado a qualquer gênero musical – seja rock, pop, eletrônico etc.

Scooter Braun começou sua carreira promovendo festas e hoje é reconhecido como um dos maiores empresários de entretenimento do mundo.

Neste vídeo, ele conta 10 dicas para quem quer se dar bem no negócio da música.

Se você não fala inglês ou não tem tempo de assistir tudo, não se preocupe, a gente traduziu as 10 dicas de forma resumida e com um toque especial da AMD. 🙂

1. Aprenda a assumir a culpa

Nem sempre as coisas vão bem e, para crescer, é fundamental aprender a assumir sua parcela de culpa quando as coisas dão errado.

Culpar os outros pelo que acontece de ruim na sua carreira traz um sentimento de conforto imediato mas, no longo prazo, impede que você aprenda novas maneiras de pensar e trabalhar que levem a melhores resultados.

Quem fez o Treinamento de Elite 2.5 (o curso completo da AMD) lembra bem de quando falamos sobre o Mindset da Auto-Responsabilidade.

Então, invés de terceirizar responsabilidades apenas para se sentir bem, pergunte-se: o que eu poderia ter feito diferente? O que traria melhores resultados?

Desta forma, mesmo quando erra ou fracassa, você estará caminhando na direção da maestria.

 

2. Trace seu próprio caminho

Scooter havia iniciado uma carreira promissora no music business e não acreditava que a faculdade lhe traria o que ele precisava para ter sucesso, então ele optou por largar a faculdade e seguir seu próprio caminho na vida.

Não queremos incentivar ninguém a fazer o mesmo e vale ressaltar que “largar a faculdade” não é o mesmo que “deixar de estudar”. Grandes personalidades como Steve Jobs, Bill Gates e Mark Zuckerberg também largaram a faculdade – mas nunca deixaram de estudar e aprender o que era preciso para atingir seus objetivos!

A sacada aqui é entender que você cria o seu próprio caminho. Você deve ter a visão de saber qual será o próximo passo e, às vezes, é preciso assumir riscos.

Seguir o “caminho seguro” dificilmente leva a resultados extraordinários.

 

3. Não fique estagnado

O pior erro de qualquer profissional é ficar parado no tempo.

Não importa tudo que você já fez e conquistou no passado. É preciso sempre se manter em movimento para aprender mais, abraçar as mudanças e avançar profissionalmente.

O mundo gira muito rápido e, especialmente no universo dos DJs que envolve música, moda e tendências, as coisas mudam num ritmo que as vezes é difícil acompanhar.

Um exemplo clássico disso são DJs mais velhos ainda presos a conceitos do passado, como: “DJs de verdade tocam com vinil” ou “Fazer marketing e redes sociais é coisa da fake DJ”.

Artistas com esta mentalidade estão perdendo (ou já perderam) todo o espaço para a nova geração, que pensa diferente e está conectada com o mundo de HOJE.

E se você faz parte da nova geração, cuidado também: amanhã as coisas serão diferentes do que são hoje. É preciso estar ligado na mudança para não se tornar obsoleto.

 

4. Saiba se defender

É natural que muitas pessoas, ao longo da sua carreira, lhe ataquem com palavras por qualquer motivo. Aristoteles já dizia: “Há apenas uma maneira de não receber críticas: não faça nada, não diga nada, não seja nada”.

Nessas horas é preciso saber se defender, sem nunca perder a calma e conseguir encerrar a discussão sem perder o respeito pela pessoa.

“Ganhar a discussão” não é sair por cima. Se defender sem brigar é sair por cima! Nunca se esqueça disso.

 

5. Analise se você está vivendo todo o seu potencial

Existe uma grande diferença entre onde você está na carreira e onde poderia estar.

Milhares de artistas talentosos poderiam estar bombando ou, pelo menos, numa condição de carreira muito melhor. Mas não estão por que nunca trabalharam para desenvolver todo seu potencial.

É preciso revisar constantemente se você está dando tudo de si para alcançar tudo o que poderia alcançar… ou está vivendo na zona de conforto, se deixando levar conforme a maré.

Não existe sucesso sem esforço!

 

6. Saiba identificar oportunidades no mercado

Ter a visão de identificar lacunas no mercado é o diferencial que define o sucesso de qualquer empreendedor – e você, como DJ, é um empreendedor de sua própria carreira.

É necessário desenvolver essa percepção para que você crie algo DIFERENTE do que já existe.

Traduzindo: o público anseia por novidades. O mundo não precisa de outro “Vintage Culture” (por exemplo), já existe um ocupando esta posição muito bem.

O mundo precisa de gente que traga novidade para a mesa e seja original – assim como o Vintage foi quando começou.

 

7. Veja além do momento em que você está

Sucesso e fracasso estão muito próximos. É normal que muitas coisas deem errado ao longo da carreira, mas devemos manter a cabeça erguida e não desistir nunca de nossos sonhos, porque o sucesso pode estar logo na nossa frente.

Nem os fracassos do passado nem suas circunstâncias atuais definem seus resultados no futuro. O que define seus resultados no futuro é o que você vai fazer a partir de agora.

 

8. Supere seus limites

Não existe sucesso na zona de conforto. Precisamos sempre aprender mais para ser melhores do que éramos ontem.

Através da dedicação e paixão pelo que fazemos, podemos superar nossos próprios limites, o que nos torna aptos a feitos e conquistas cada vez maiores.

Seus resultados no futuro não dependem apenas das habilidades e recursos que você tem hoje, mas da sua capacidade de desenvolver novas habilidades para construir uma carreira da qual você possa se orgulhar.

 

9. Faça acontecer

Não adianta apenas planejar e pensar sobre o que pode acontecer. É preciso EXECUTAR, na prática, para que existam resultados reais.

Como sempre dizemos no Treinamento de Elite, todo resultado vem da AÇÃO. Sem ação não existem resultados.

 

10. Evite negatividade

Pessoas negativas podem ser tóxicas e atrapalhar a sua carreira. Evitá-las e trabalhar para que você não se torne negativo é fundamental.

Este vídeo, que está no canal do Youtube da AMD, fala mais sobre isso (com cases reais):

Com os ensinamentos deScooter Braun, podemos entender que a principal lição de um dos maiores empresários da música do mundo é: não fique parado e corra SEMPRE atrás de seus sonhos.

Não podemos nos manter na zona de conforto, é preciso sempre ir além para que possamos crescer e ter resultados em nossas vidas.

Nós ficamos inspiradíssimos com essa aula de music business! E você, o que achou? Qual foi seu principal aprendizado com Scooter Braun?

Vamos continuar essa conversa nos comentários! 🙂

Um grande abraço,
Everson K e Pedro Passoni (Equipe AMD)

Veja também:



Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe! :)