Sabe o sentimento de ir numa festa e pensar: “Que porcaria é esta que o DJ está fazendo?”.

Pois é… todo mundo que vive na noite deve saber bem do que estamos falando.

Todos os dias DJs novos (e não tão novos assim) cometem erros básicos sem se dar conta. Sem corrigir estes erros, dificilmente chegarão muito longe na carreira.

Mas e se VOCÊ também estiver cometendo alguns erros sem perceber?

Laidback Luke é um dos maiores nomes da música eletrônica e nos presenteou com 5 dicas PRECIOSAS que TODO DJ deveria conhecer.

É muito comum que DJs pequem em um ou mais desses pontos e acabem não dando o brilho que poderiam aos seus sets.

Confira o vídeo original abaixo mas, caso seu inglês não esteja afiado, a gente resumiu tudo para você com um toque especial da AMD. 🙂

Os 5 Erros que os DJs cometem:

5) Não ter músicas o suficiente

Muitos DJs aprendem a mixar algumas poucas faixas, mas acabam tendo seu tempo de set limitado por não ter repertório o suficiente.

É comum acontecer, por exemplo, do próximo DJ se atrasar e você precisar segurar a pista por mais tempo do que o esperado.

Repetir músicas ou simplesmente dizer que não vai poder tocar mais por falta de repertório pega mal, né?

Então esteja sempre em busca de novas músicas e amplie sua biblioteca. Você nunca sabe quando vai precisar tocar mais do que o esperado.

4) Não criar tendências

Aqui as coisas começam a ficar mais interessantes.

É claro que tocar grandes hits é importante em determinados momentos. Porém, mais importante do que isso é ter faixas que ninguém mais tem e que vão fazer a pista delirar.

Tocar só o que os outros tocam pode agradar no momento, mas não vai lhe tornar uma referência. O que fará você se sobressair são as faixas que você toca entre os hits. As novidades, as surpresas.

É isso que o tornará um artista único.

3) Não prestar atenção no público

Alguns DJs simplesmente não olham para a pista. Assim, não sabem se estão agradando ou como podem melhor conduzir seus sets.

Lembre-se que cada festa é uma festa.

Ao monitorar como as pessoas estão dançando e identificar a energia em determinados pontos da pista, será muito mais fácil tocar faixas da sua coleção que agradarão o público.

Esta é uma técnica básica e fundamental que muitos DJs parecem ter esquecido. Desenvolver esta capacidade de “ler” a pista é o que vai lhe tornar um excelente DJ.

2) Não aprender a técnica

Técnica não é só fazer scratch. Existem diversas formas de manipular o som com EQ, efeitos e outras ferramentas para criar o seu set.

Saber fazer beatmatching (ou seja, acertar as batidas para mixar as músicas) é indispensável. É o mínimo!

Mas você pode ir muito além disso e tornar seus sets mais memoráveis quanto mais souber utilizar todas as ferramentas que estão à sua disposição na cabine do DJ.

1) Não contar uma história

Esta dica está na essência do que faz um set incrível como DJ.

Tocar um monte de músicas aleatórias em sequência é algo que “qualquer um” pode fazer. Até um software de computador faz isso, criando playlists randômicas.

Mas contar uma história através da música e, assim, guiar a pista e a energia de seu set é a arte que separa um “colocador de som” de um incrível DJ. Está na essência da arte de ser DJ.

Se você vai transitar entre gêneros, por exemplo, é uma boa ideia tocar 3 ou 4 tracks do mesmo gênero antes de trocar, para que você pesque a atenção das pessoas no momento certo.

A arte da discotecagem envolve muito mais do que uma boa seleção de músicas, é preciso estar atento a energia e a história que o seu Set transmite.

Moral da História

O mercado está cheio de DJs genéricos, que não se sobressaem por simplesmente fazer o que os outros fazem e/ou não entregarem uma incrível experiência na pista.

É preciso se CONECTAR com o público para que suas apresentações sejam memoráveis e bem-sucedidas. Estas dicas do Laidback Luke (com um toque pessoal nosso) vão lhe ajudar nisso!

O que você aprendeu de mais importante neste post? Quais são as SUAS dicas para tornar seus sets mais memoráveis?

Vamos continuar este papo abaixo, nos comentários! Estamos loucos para saber sua opinião e aprender um pouco com você também.

Se você gostou, COMPARTILHE este link ou utilize os botões de compartilhamento abaixo.

Vamos ajudar e levar este conhecimento de qualidade para muito mais gente, na busca de uma cena cada vez melhor e mais forte.

Um grande abraço,
Everson K e Pedro Passoni (Equipe AMD)

Veja também:

Você também deve gostar de:



Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe! :)

Gostou deste post?

Seus amigos também vão gostar. Compartilhe!