Todos temos muito a aprender com DJs/Produtores de sucesso que estão há tempos na estrada.

Além de nos dar toques sobre os erros básicos que podemos cometer, eles podem nos dar dicas valiosas sobre como podemos desenvolver nossa carreira e nos tornarmos a melhor versão artística de nós mesmos.

Richie Hawtin é um dos grandes representantes da cena underground de música eletrônica e o vídeo abaixo mostra 10 dicas de sucesso deste mestre!

A gente resumiu as principais sacadas com um toque especial da AMD. Vale a pena ler tudo, mesmo que seu inglês esteja afiado. 🙂

 

 

Dicas de Richie Hawtin:

1) Crie seu próprio espaço criativo

O local onde você executa seu trabalho criativo faz diferença. Criar uma conexão com seu espaço de criação é fundamental para qualidade de seus sets e produções. Se divertir no seu espaço e amar o sentimento de estar ali fará toda a diferença em suas criações. Você deve se sentir confortável no seu espaço.

Além disso, com o tempo você entenderá como o som e frequências se comportam naquele ambiente. Isso ajudará você a melhorar, tecnicamente, suas produções.

Dica AMD: se você não tem um local próprio para fazer seu studio (e produz no próprio quarto, por exemplo), faça o que estiver ao seu alcance pra tornar o local agradável. Arrumar a bagunça e investir numa cadeira confortável já é um bom começo!

2) Encontre uma alma gêmea musical

Essa é uma dica de muitos grandes produtores. Mesmo que seu projeto seja solo, ter alguém para dividir algumas horas de estúdio e trocar conhecimento te levará para outro nível.

Dica AMD: Se você não tem contato com produtores mais experientes, junte-se com um amigo que está no mesmo nível que você. Juntos, os dois crescem e chegam muito mais longe!

Comunidades on-line, como da Make Music Now, e cursos presenciais como os da DJ Ban e AIMEC também são ótimos lugares para encontrar parceiros de produção.

3) Organize suas próprias festas

Richie fala sobre os tempos em que alugavam lugares por preços baixos e simplesmente montavam o sistema de som para fazer festas em Detroit.

Sabemos que fazer uma festa não é algo tão simples, mas vale o esforço para que você possa desenvolver seu próprio público. Além disso, isso te colocará no mercado muito mais rápido.

Dica AMD: Em todos os lugares onde existe uma cena rolando foram os próprios DJs que começaram organizando suas festas. Tribe, XXXperience e Colours são exemplos de festas iniciadas por DJs, assim como o lendário club D-Edge. Confira ao lado o caso real de um aluno da AMD.

4) Tenha paixão, mas seja relevante

Se você não tiver paixão e não acreditar no que faz, você não fará parte de nada grande. É precisa amar o que faz mas, se for apenas diversão, será apenas uma coisa do momento.

Além de se divertir, você deve levar seu trabalho muito a sério para se tornar um artista relevante. Tem que haver alguma estrutura de trabalho, horários definidos, se dedicar todos os dias.

Depeche Mode não chegou onde chegou sem ter paixão, sem se divertir. Mas eles também eram sérios e tinham integridade, sempre olhando também para o futuro. Eles pensavam “Eu estou aqui e está tudo muito bom, mas também quero ser relevante em 10 anos!”.

“Eu estou aqui e está tudo muito bom, mas também quero ser relevante em 10 anos!” (Hawtin, sobre o Depeche Mode).

Dica AMD: a música está sempre evoluindo. Use suas referências musicais do passado, mas construa seu trabalho olhando para o futuro. O que já passou, não volta mais.

Além disso, nunca se esqueça: uma carreira de sucesso não é feita só de música, mas de muito hardwork nos bastidores.

5) Tenha energia e acredite

Muitas vezes não nos deparamos com equipamentos e condições perfeitas para tocar ou fazer o evento acontecer. Muitas coisas podem dar errado pelo caminho e, algumas delas, estão fora do nosso controle.

Mesmo assim é preciso manter o pensamento positivo, gerar uma boa energia, acreditar no que está fazendo e seguir em frente.

Dica AMD: não deixe os problemas do caminho desmotivarem você ou fazerem você desistir. Acredite: todos passam por isso. Vence aquele que tem capacidade de se manter positivo e seguir em frente.

6) Respeite todos os gêneros de música eletrônica

A diversidade na música eletrônica deve ser bem-vinda.

Anos atrás, quando a música eletrônica de pista iniciava sua trajetória no mundo, a cena era totalmente inclusiva e todos que gostavam de música eletrônica eram bem recebidos. Isso fez toda a diferença para o crescimento e fortalecimento do cenário musical.

Devemos encontrar nossas semelhanças e não ficar batendo nas pequenas diferenças que, afinal, trazem cor para tudo isso, certo? 😊

As pessoas do mundo ainda estão entendendo que um computador, faders, um teclado MIDI, são instrumentos tão válidos quanto uma guitarra ou um piano. Precisamos nos unir para passar essa mensagem!

Dica AMD: chega de briguinha infantil entre estilos! Você não precisa gostar de tudo, basta respeitar. Cada um tem sua própria verdade artística.

Além disso, o tempo e energia que você gasta atirando pedra na carreira dos outros você está deixando de investir na construção da sua própria carreira.

7) Faça algo no palco

Performance é muito importante. Se a pessoa está ali olhando o computador como se estivesse checando um e-mail, o público acha entediante, mesmo que a música esteja boa. Conectar-se com o público é extremamente importante.

Dica AMD: a partir do momento que o DJ deixou de ser rotulado como um “colocador de som” numa cabine escura e ganhou os palcos de grandes festas e festivais, ele deixou de ser visto como um prestador de serviços e se tornou um ARTISTA. Porte-se no palco como tal. Conectar-se com o público é parte do trabalho de todo artista.

8) Crie um momento único

Richie fala sobre quando Derrick May mixava duas faixas e criava uma nova que não existia em outro lugar, apenas naquele momento. Isso transmite mágica para o público.

Dica AMD: podemos estender esta dica para algo ainda maior. De que formas você está criando emoções e momentos únicos na vida das pessoas através de seu trabalho? Saber criar experiências únicas é o que fará você ser lembrado como um artista único.

9) Faça sentido e entenda o mercado

Você precisa fazer sentido enquanto artista, ter consistência em seu trabalho. Nenhuma label, agência ou manager vai se interessar por você se você não for coerente com as suas ideias e não tiver clareza do que está fazendo.

Nas palavras dele: “É preciso muito mais do que a música para lançarmos uma track de um artista no [selo] Minus. Nos tempos de hoje, na industria atual, é preciso haver algo mais para ser um artista de sucesso. São estas as pessoas com quem queremos trabalhar”.

Richie comenta que conhecer o mercado, entender o Business e o Marketing foram fatores que o ajudaram a atingir o sucesso.

Ainda nas palavras dele:

“Uma boa track é uma boa track. Mas existem toneladas delas agora. É muito importante, neste momento, que o artista tenha algo mais a dizer do que a música que ele está fazendo”. (Richie Hawtin)

Dica AMD: nós sempre dissemos isso! Quem segue a AMD no Facebook, Instagram, Youtube ou participou de nosso Workshop Gratuito já sabe disso. Não segue ainda em todas as redes? Tá esperando o que? 😀

10) Crie uma cena e continue a crescer

Muita gente reclama que, em alguns lugares, não existe uma cena. Mas, para haver uma cena, os DJs precisam fazer acontecer. É preciso criar e manter um movimento.

Nem sempre as coisas são fáceis, nem sempre a gente vai viver apenas de sucessos, mas precisamos aprender a nos DIVERTIR ao longo do caminho e seguir acreditando no nosso propósito.

O vídeo é marcante pois mostra uma festa TOTALMENTE FALHADA da Minus (selo do Hawtin) e ele faz piada dele próprio por que ninguém foi na festa.

Este é o espírito! Cair, levantar, seguir em frente acreditando no seu propósito e se divertindo ao longo do processo.

Dica AMD: este pedaço do vídeo serviu para mostrar como os grandes também fracassam as vezes. TODOS caem alguns tombos pelo caminho.

Como VOCÊ tem se comportado em relação à isso? Com medo de fazer as coisas devido ao risco de fracassar? Desistindo fácil após o primeiro tropeço?

Caso sim, lembre-se que a jornada de seus ídolos foi muito parecida com a sua. A diferença é que eles nunca deixaram de acreditar e sempre seguiram em frente. E você também pode fazer o mesmo.

O que você aprendeu de mais importante neste post?

Vamos continuar este papo abaixo. Deixe seu comentário! Estamos loucos para saber sua opinião e aprender um pouco com você também.

Se você gostou, COMPARTILHE este link ou utilize os botões de compartilhamento abaixo. Ajude-nos a levar este conhecimento de qualidade para muito mais gente, na busca de uma cena cada vez melhor e mais forte para todos.

Um grande abraço,
Everson K e Pedro Passoni (Equipe AMD)

Veja também:

Você também deve gostar de:



Gostou? Deixe seu comentário e compartilhe! :)

Gostou deste post?

Seus amigos também vão gostar. Compartilhe!